Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Lucia Hippolito na CBN:Banco do Brasil do novo século


"Fundado por d. João VI em 1808, o Banco do Brasil é uma ilha de excelência no setor público brasileiro. Admissão por concurso, sistema de mérito, carreira que dignifica qualquer brasileiro, instituição espalhada por todo o território nacional.

Fazer carreira no Banco do Brasil sempre foi o sonho de famílias de poucas posses, que tinham filhos inteligentes e capazes, mas não tinham recursos para bancar uma faculdade.

O concurso para o Banco sempre foi rigorosíssimo, e só se passa por mérito. Nunca houve uma única suspeita de fraude. Uma instituição, enfim, de dar orgulho a todos os brasileiros, uma das jóias da coroa do setor público. Durante esses quase 200 anos de existência, pouquíssimas vezes seu nome foi envolvido em escândalos, malfeitorias ou negócios escusos.

Mas desde o início do governo Lula o Banco do Brasil vem sendo envolvido em más notícias. Primeiro, foi a história do aparelhamento do Banco pelos petistas. Dezenas de cargos de direção foram entregues a sindicalistas, sem qualquer experiência de gestão de um órgão tão sofisticado.

Em seguida, houve o triste episódio da compra de 70 mil reais em ingressos de um show de uma dupla sertaneja, show que tinha como objetivo angariar fundos para comprar a nova sede do PT, que iria custar cerca de 20 milhões de reais.

Eram tempos de dinheiro fácil no PT, em que a dupla dinâmica Delúbio Soares-Silvio Pereira tinha passe livre nas mais secretas salas do setor público brasileiro.

O próximo episódio, já descoberto pela CPI dos Correios, foi a presença do Banco do Brasil como alimentador do valerioduto, através da Visanet. De lá jorrou uma cachoeira de dinheiro que foi parar nas contas dos deputados mensaleiros, alguns dos quais estão sendo julgados no Conselho de Ética.

Agora, a revista Época traz uma história cabeludíssima, afirmando que um doleiro com ligações íntimas com as estrelas do mensalão fez um negócio com o Banco do Brasil. Como resultado, o Banco teve um prejuízo de 30 milhões de reais.

O tal doleiro seria ligado a corretoras atoladas no escândalo do mensalão, a políticos do PL e do PMDB, ao ex-governador Garotinho e seus amigos.

A querida ouvinte já tentou sacar de uma só vez mais ou menos 2 mil reais de sua própria conta bancária sem avisar antes? Não consegue. O prezado ouvinte já tentou fazer uma transferência pela Internet, uma TED, como se diz, de mais 15 mil reais, sem autorização expressa do Banco? Não consegue.

Mas um doleiro dá um tombo de 30 milhões de reais no Banco do Brasil e tudo vai ficar por isso mesmo?!"

Enviada por: Ricardo Noblat

Arquivo do blog