Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, outubro 17, 2005

O homem disposto a cair de pé Lucia Hippolito

blog Noblat

Comentário da cientista política na CBN:

 

"Esta semana será decisiva para o destino de José Dirceu e dos outros 13 deputados envolvidos no escândalo do mensalão.

 

No caso de José Dirceu, o Supremo Tribunal Federal vai julgar o recurso impetrado pelo deputado pedindo arquivamento do processo, alegando que está sendo acusado de quebrar o decoro parlamentar, mas não era deputado quando tudo aconteceu.

 

Só para lembrar, José Dirceu está sendo acusado de ser o supremo arquiteto do mensalão, o mentor intelectual do loteamento do Estado brasileiro entre amigos e apaniguados, o guia genial da compra das bancadas aliadas para votarem a favor do governo na Câmara.

 

Dirceu já reconheceu que tem responsabilidade política sobre tudo o que aconteceu, mas, segundo suas palavras, a cada dia fica mais convencido de sua própria inocência. Se o processo demorar muito, periga José Dirceu se convencer de que não cometeu nem o pecado original.

 

Se o STF decidir contra o pedido, o processo continuará a correr. O relator apresenta seu parecer ao Conselho de Ética, os membros votam e, se for o caso, o processo contra José Dirceu termina numa votação secreta pelo plenário da Câmara.

 

Mas se o STF decidir a favor do pedido, este processo é arquivado. Sempre resta o problema do desrespeito à Constituição. Segundo o Art. 54, a partir do momento da diplomação um deputado não pode exercer atividade remunerada em outro poder que não seja o Legislativo, com exceção dos cargos de ministro e secretário.

 

Acontece que, como todo mundo já sabe, a esta altura, José Dirceu ocupou cargo remunerado no Conselho de Administração da Petrobrás em 2003.

 

Só deixou a função justamente porque foi alertado de que estava infringindo a Constituição e poderia perder o mandato, como, aliás, determina o Art. 55.

 

Mas aí será um novo processo, o que só vai contribuir para prolongar a agonia do deputado José Dirceu, que está sangrando em praça pública desde fevereiro de 2004, quando o escândalo Waldomiro explodiu no seu colo.

 

Apesar disso tudo, honra seja feita. José Dirceu recusou-se a renunciar, alegando que seria uma confissão de culpa, e vem defendendo seu mandato o quanto pode.

 

Talvez esteja até exagerando um pouco, constrangendo pessoas, tentando comover a opinião pública e impressionar seus colegas deputados, que poderão vir a ser seus juízes.

 

De toda forma, é bem mais digno do que os outros deputados envolvidos, que choramingam e protestam inocência, quando todo mundo sabe que se beneficiaram das estripulias financeiras da dupla Delúbio-Marcos Valério.

 

Pelo menos, José Dirceu decidiu lutar até o fim e, se for o caso, cair de pé."

Arquivo do blog