Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, setembro 29, 2005

CLÓVIS ROSSI A pouca-vergonha

folha de s paulo
SÃO PAULO -
Escrevo antes de saber o resultado do segundo turno da eleição na Câmara dos Deputados, mas, seja qual for, você diria que a honra da Casa foi restaurada?
Ou diria que foi um festival de avacalhações, a começar da frenética busca de apoio do Partido Liberal por parte do comunista Aldo Rebelo? Só no Brasil pode acontecer esse tipo insólito de casamento: liberais e comunistas, ambos completamente à vontade na pouca-vergonha.
Se fosse só esse o pecado, seria mais uma aberração que passa por normal no pobre país tupiniquim. Mas há ainda o fato de um dos envolvidos nesse casamento chamar-se Valdemar Costa Neto, o presidente do PL que renunciou para não ser cassado por falta de decoro, depois de confessar recebimento de "dinheiro não-contabilizado" (o neologismo dos sem-vergonha para caixa dois).
Mas Rebelo está justificado porque Ricardo Berzoini, o mais votado candidato a presidente do PT, diz que caixa dois "não é corrupção".
O rapaz só concorre à presidência do PT porque a direção anterior e mais uma penca de deputados foram pilhados no caixa dois. Se não é corrupção, por que não mantê-los no comando? Já têm uma imensa "expertise" acumulada.
Só falta Berzoini dizer que sonegação fiscal (uma das utilidades do caixa dois) também não é corrupção.
Como se fosse pouco, o leitor Rubens Gatto pescou um ato falho do ex-ministro José Dirceu em seu depoimento ao Conselho de Ética na terça-feira. Disse Dirceu: "Volto ao Conselho de Ética (...) cada vez mais convencido da minha inocência".
Cada vez mais? Quer dizer que, no início do caso, não estava convencido e que vai se convencendo da inocência aos poucos, de tanto repetir para si mesmo que é inocente?
Se ele próprio tinha dúvidas sobre sua inocência, como é que o distinto público pode acreditar nela?

Arquivo do blog