Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, julho 29, 2005

Lucia Hippolito :À espera do depoimento de José Dirceu

BLOG NOBLAT

 

"Mais um importante membro da bancada petista na Câmara vê seu nome envolvido no escândalo do mensalão.


Depois dos deputados José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara, Paulo Rocha, ex-líder da bancada, José Mentor, relator da CPI do Banestado, hoje foi a vez do deputado Professor Luizinho ter que explicar o saque de 20 mil reais feito por um assessor seu nas contas do publicitário Marcos Valério, na agência do Banco Rural em Brasília.


Depois de apresentar várias explicações que não convenceram, finalmente o deputado reconheceu que, sim, foi mesmo o seu homem de confiança que sacou o dinheiro das contas de Marcos Valério. Mas, fez questão de dizer o Professor Luizinho, não tinha nada a ver com mensalão, e sim com financiamento de campanha.
Em suma, caixa 2 pode, tudo bem. Mensalão não pode,  porque é crime.


E agora? Vamos continuar achando que esta desculpa de caixa 2 vai servir de álibi para livrar deputados da punição?  Pelo acontecido, o Professor Luizinho é mais um que entra no perigoso túnel que pode terminar na cassação de seu mandato.


O fim de semana será dominado pela expectativa que cerca o depoimento do deputado José Dirceu na próxima terça-feira, dia 2 de agosto no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.


Depois de passar semanas manifestando-se apenas através de notas oficiais, José Dirceu terá finalmente a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas que cercam sua atuação como ministro-chefe da Casa Civil, nos episódios que culminaram nas denúncias do deputado Roberto Jefferson.

 
José Dirceu terá a chance de falar sobre engorda artificial de bancadas, política de alianças para construir uma maioria governamental no Congresso, loteamento da máquina pública federal entre companheiros e aliados, formação de caixa de campanha, participação nos tais empréstimos que a dupla Valério e Delúbio teria contraído nos bancos, coordenação do mensalão, entre outras denúncias.


Uma das perguntas que possivelmente serão feitas ao deputado José Dirceu tem a ver com suas afirmações de que tudo o que fez durante o tempo em que foi ministro era do conhecimento e teve a aprovação do presidente Lula.


O depoimento de José Dirceu é fundamental para esclarecer estas e outras questões. Afinal, como afirmou textualmente o atual presidente do PT, ex-ministro Tarso Genro, "a apuração profunda dos fatos é uma ajuda ao governo Lula, à estabilidade política e à democracia no país".


Nenhum comentário:

Arquivo do blog