Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 25, 2005

André Petry:Os cafajefferson

veja

"Em 2003, quando Lula assumiu,
os brasileiros milionários eram 92 000.
Agora, são 98 000. Todos golpistas"

Deve mesmo haver um complô das elites contra o governo Lula. Os petistas mais estrelados têm dito que os setores conservadores, a direita, o setor financeiro, os tucanos estão unidos para derrubar o governo, desestabilizar a primeira experiência de esquerda da história brasileira. Agora mesmo, 43 representantes de entidades do movimento social assinaram um documento, chamado de "Carta ao Povo Brasileiro", em que também denunciam a urdidura da conspiração.

Deve mesmo ser verdade.

Afinal, o setor financeiro está irritadíssimo. A taxa de juros reais do país é apenas a mais alta do mundo, tendo superado – em mais do que o dobro – a da Turquia. Os banqueiros detestam juros altos. Querem o golpe.

No ano passado, o Itaú teve lucro de 3,8 bilhões de reais, apenas o maior lucro líquido de um banco desde que dom João VI aportou por aqui e fundou o Banco do Brasil, há dois séculos. A família Setúbal, dona do Itaú e politicamente próxima dos tucanos, está desolada.

Os milionários brasileiros, assim definidos os que têm pelo menos 1 milhão de dólares para investir, também não agüentam mais. Em 2003, quando Lula assumiu, eles eram 92.000 em todo o país. Agora, são 98.000. São apenas 6.000 novos brasileiros milionários! Todos golpistas.

A elite empresarial, então, anda arrasada. As 500 maiores empresas do país, segundo o levantamento anual da revista Exame, aumentaram em 7% seu lucro líquido no ano passado. Foi apenas o maior lucro líquido da década.

E a direita? Tem todos os motivos para odiar o governo. O PP, herdeiro da antiga Arena, a direita mais assumida do país, está prestes a conseguir o primeiro ministério. Só um ministério! Até agora, tem apenas diretores em estatais pobres, como Petrobras, Furnas, Caixa Econômica.

Seu representante maior, o deputado Delfim Netto, czar da economia da ditadura, recentemente jantou com o presidente Lula na casa do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, em Brasília. Estava presente a cúpula da equipe econômica do PT – e Delfim Netto. Assim tão isolado, o deputado do PP deve estar sedento por outro governo.

É, deve haver mesmo um complô das elites, dos conservadores, da direita, dos banqueiros, dos tucanos contra o governo do PT. Eles nunca foram tão maltratados. Os tucanos, já que não falamos deles, também vivem em clima de conspiração. Inventaram de vir a público dizer que "Lula não é Collor", essa bandeira golpista. Na última eleição, ganharam apenas a prefeitura de São Paulo, essa mixaria. E ganharam do PT, essa legenda nanica. Os tucanos não agüentam mais o jogo eleitoral sujo e de cartas marcadas.

Quem não se contém de felicidade, quem está vibrando com a primeira experiência de esquerda da história brasileira são os moradores da favela Coliseu, em São Paulo. Afinal, eles agora vivem atrás da recém-inaugurada loja da Daslu.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog