Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, maio 26, 2005

Lucia Hippolito:Salvou-se Suplicy


"O governo perdeu a primeira batalha. Não conseguiu evitar a instalação da CPI dos Correios nem conseguiu que os deputados da base aliada retirassem suas assinaturas do pedido.
Perdeu, e perdeu feio. Eram necessárias assinaturas de 171 deputados, e a lista da meia-noite de ontem apontava mais de 230 deputados; no Senado, o número mínimo era de 27 senadores, e a oposição conseguiu mais de 50 assinaturas.
Dizia-se ontem no Congresso, para quem quisesse ouvir, que o governo empenhou um bilhão de reais, isso mesmo, um bilhão de reais em emendas parlamentares para que assinaturas fossem retiradas ou que assinaturas prometidas não fossem apresentadas.
E agora, que o governo perdeu? Vai honrar o compromisso de liberar esse bilhão?
A primeira conclusão de tudo isso é a de que o retorno oficial do ministro José Dirceu à articulação política foi coroado de fracasso.
Ainda resta ao governo um punhado de artifícios para esvaziar a CPI: negação de quórum à sessão de instalação, demora na escolha dos membros da Comissão, batalhas regimentais as mais diferentes em torno da presidência e da relatoria, e assim por diante.
Mas o estrago já é grande: na imagem do governo, na biografia de certas figuras e no patrimônio político de Luiz Inácio Lula da Silva.
Não se pode esquecer que o presidente Lula deu um cheque em branco para seu parceiro Roberto Jefferson e também não se pode esquecer que o próprio presidente Lula, antes de partir para a Coréia e o Japão, deu ordens expressas para que a CPI fosse abafada, custasse o que custasse.
Pelo visto, custou uma fortuna e não foi abafada.
De toda a movimentação de ontem, certamente uma das mais emocionadas e emocionantes foi o discurso do senador petista Eduardo Suplicy. Ao declarar que assinaria o pedido de CPI mesmo contra a orientação do PT, Suplicy afirmou que sabia que sua candidatura ao Senado em 2006 podia estar ameaçada a partir de ontem.
Mas sua trajetória, sua biografia e sua consciência falaram mais alto.
Grande Suplicy!"
BLOG Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Arquivo do blog