Entrevista:O Estado inteligente

sábado, maio 28, 2005

AUGUSTO NUNES:O estranho pânico dos inocentes

Instados a comentar o escândalo dos Correios, documentado em vídeos tão obscenos quanto os piores filmes pornográficos brasileiros, figurões do governo e do PT se penduram numa linha de raciocínio aceitável. Os corruptos apadrinhados pelo deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB, não agiam na estrada principal - o caminho que termina no gabinete do presidente. A roubalheira ocorreu num desvio desmatado por pastores petebistas, que atravessa o território onde rebanhos de afilhados engordam contas bancárias suspeitíssimas.

Se acreditasse mesmo na tese, o governo teria encarado com naturalidade o movimento de oposicionistas que reivindicavam uma CPI para a apuração das patifarias nos Correios (que envolvem funcionários infiltrados pelo PMDB no Instituto de Resseguros do Brasil). A prática colidiu com a teoria. A reação do governo, marcada pelo pânico e pela agressividade, foi tão estranha que convém examinar o real traçado do desvio petebista. É possível que acabe retornando à estrada principal. O perigo mora aí.

Ligações perigosas podem envolver mandarins do PT. Só riscos desse porte explicam o espantoso desempenho de companheiros determinados a impedir que se chegasse ao mínimo de assinaturas exigido. Lula, ministros, líderes do PT no Congresso e coadjuvantes acionados para tarefas pontuais se mostraram dispostos a tudo. E tudo fizeram - até o momento da derrota que desonra.

Esse tributo ao teatro do absurdo concluiu o primeiro ato na mais burlesca quinta-feira patrocinada pela inventiva Era Lula. O ministro José Dirceu brilhou intensamente no duelo de assinaturas, amplamente favorável à oposição até o início da batalha decisiva. Ele entrou em cena numa sala da casa de Roberto Jefferson. Até então, o grande suspeito apoiava a CPI.

Dirceu chegou acompanhado do ministro da Articulação Política, Aldo Rebelo. Antes de ceder, Jefferson repetiu negativas tão convincentes quanto um ''não'' de virgem devassa. ''Só faltou eles se ajoelharem ao pedir a retirada das assinaturas'', gabou-se o condutor do PTB. A humilhação não reduziu o ímpeto de Dirceu. Pouco depois, estava pedindo socorro a Anthony Garotinho.

''Ele suplicou para que eu ajudasse o governo'', discursou o ex-governador numa reunião do PMDB. ''Dizia que precisava desse favor''. A missão falhou. Deu certo a confiada ao companheiro João Pedro Stédile, coordenador do MST. Ele conseguiu convencer o deputado Wasny de Roure (PT-DF) a desertar da tropa rebelada. Com um só voto, pagou a bolada que ganhara de Lula dias antes.

Outra montanha de reais foi dividida entre deputados compreensivelmente hesitantes: pertencem à base aliada, mas são filhotes da linhagem fisiológica que vê no voto a chave do cofre. Em viagem ao exterior, Lula liberou por telefone verbas retidas no Ministério da Fazenda. Não funcionou. Irritado, jurou que tratará com dureza os infiéis.

Melhor ampliar e reforçar as linhas de defesa. Jefferson trocou o tiro ao alvo pelo canto lírico, mas almas não mudam. Se vier o naufrágio, pretende afundar atirando. Na cadeira onde a CPI vai colocá-lo, avisou, logo se sentarão Dirceu e os dois tesoureiros do PT: Delúbio Soares e Sílvio Pereira. Começa a fazer sentido o espetáculo do pânico.

O Cabôco pergunta: por que só agora o governador Ivo Cassol divulgou os videobandidos gravados em 2003? Em todos, deputados de Rondônia tentam extorquir-lhe dinheiro em troca de apoio. Por que o mocinho não divulgou de imediato a prova da bandidagem? Achou que os deputados acabariam baixando o preço?

O povo da Bolívia avisa: esse óleo é nosso

Arquivo JB
Multidões de bolivianos em marcha: cenas evocam a campanha pela criação da Petrobras, que mobilizou o Brasil no século passado

É compreensível que muitos líderes da oposição boliviana, hoje aglutinada no movimento que busca proteger e valorizar as riquezas naturais do país, sejam encarados com desconfiança por democratas. Uns não sabem o que dizem. Outros não dizem o que sabem. Essa desconfiança não deve contaminar reflexões sobre o movimento que cresce na Bolívia. Mais relevante é sua essência, que merece olhares sensatos e honestos.

"O petróleo é nosso", bradaram no século passado multidões indignadas com a voracidade do imperialismo americano. Os bolivianos descobriram agora que o óleo é deles. E que os imperialistas têm sotaque brasileiro.

Peru bebe na festa errada

O ex-presidente Fernando Henrique levou a taça da semana com uma confusa definição do governo.

"Parece um peru bêbado no Carnaval".

Peru embebedado é coisa de Natal antigo. No Carnaval o que se vê é muita perua bêbada. A espécie adora a Sapucaí.

Sob a proteção de Marina, a floresta ficou menor

Arquivo JB
O avanço das plantações de soja é um dos motivos da perturbadora redução da Amazônia

Nem ferozes governistas podem contestar os números. Foram extraídos de um estudo organizado por técnicos federais. E divulgados pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, petista acima de qualquer suspeita. A coragem demonstrada pela moça do Acre no combate a devastadores da Amazônia levou-a, primeiro, ao altar dos santos protetores dos povos da floresta. Depois, ao Senado e, com a vitória de Lula, ao ministério desejado.

Hoje, como a selva que jurou preservar, também o mito exibe cicatrizes e equimoses perturbadoras. Foram ampliadas pelas conclusões do estudo, nenhuma das quais melhora a biografia de Marina Silva. No período 2003- 2004, o desmatamento da Amazônia cresceu 6,23 em relação ao período anterior. A amputação atingiu 26.130 quilômetros quadrados.

A área é do tamanho de Alagoas. No campeonato da destruição do verde, só fica atrás do período 1994-1995, que opero u o sumiço de 29.059 quilômetros quadrados. Uma proeza.

Um segundo lugar já não é pouca coisa. Torna-se ainda mais vistoso por comprovar que, nos dois primeiros anos da Era Lula, o ritmo do desmatamento foi duplicado. A liderança está logo aí.

Se a catástrofe tivesse ocorrido em outros tempos, a combativa Marina estaria reivindicando a demissão de meio mundo. Mas hoje o Brasil é outro. Mudou o governo. Mudou o ministério.

Mudou a Amazônia, cada vez menor e mais indefesa. Também Marina mudou muito. Mas os números não deixaram indignada a antiga combatente. "São inaceitáveis", concedeu. "Mas é impossível reverter em dois anos um processo de séculos". Fiel à cartilha forjada pelo ministro do Otimismo, Luiz Gushiken, exibiu o lado positivo da catástrofe. O aumento anual da devastação teria sido extraordinariamente maior no período 2001-2002. "Caiu bastante", alegrou-se.

No elenco dos culpados, Marina não figura entre os protagonistas. Vive reivindicando verbas jamais liberadas, pede funcionários em vão, formula projetos ignorados. Tornou-se uma relíquia de um PT que acabou.

Deveria examinar o conselho que a Marina sem ministério daria à ministra sem poderes: renuncie, companheira.

Time de Serra muda tática: agora é 4 em 5

Todo prefeito deve substituir sem hesitações qualquer secretário cujo desempenho lhe pareça insatisfatório. Isso é normal. Anormal é trocar quatro secretários em cinco meses de mandato, como fez José Serra em São Paulo. Amigos procuram explicar o fenômeno com argumentos de psicanalista estagiário. ''O prefeito é muito exigente, muito perfeccionista'', alegam.

A oposição, habituada a transformar maresia em tsunami, aposta na crise. ''Serra assumiu sem programa e agora tenta culpar assessores'', discursa Marta Suplicy. Os paulistanos só querem entender por que Serra demorou dois meses para nomear quem não conhecia.

jb

Nenhum comentário:

Arquivo do blog