Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, março 30, 2005

Folha de S.Paulo - - Clóvis Rossi: 50 anos no Terceiro Mundo - 30/03/2005

MADRI - Estamos comemorando o cinqüentenário do Terceiro Mundo, expressão cunhada originalmente por pesquisadores franceses em 1952, mas consolidada em 1995, na 1ª Conferência de Solidariedade Afro-Asiática, em Bandung, na Indonésia.
O lembrete vem de um extraordinário brasilianista, Ignacy Sachs, diretor do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. Está no número mais recente da "Desafios do Desenvolvimento", excelente revista mensal editada em conjunto pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) e pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Não há, a rigor, o que comemorar nesse cinqüentenário. Para começar, Terceiro Mundo é expressão fora de moda pela simples e boa razão de que acabou o "segundo mundo" (o mundo comunista). Sobraram uma dúzia de países ricos e o resto.
No caso do Brasil, que faz parte do "resto", em vez de comemorar, o que se deve é lastimar o fato de que não fomos capazes de sair do subdesenvolvimento, ao contrário do que se buscava com a Conferência de Bandung, que "deu grande impulso à problemática do desenvolvimento", como escreve Sachs.
O brasilianista resume desenvolvimento como "a universalização efetiva dos direitos políticos, cívicos e civis, econômicos, sociais, culturais, ambientais e tanto outros. E que a inclusão social pelo trabalho deve ser preferida, sempre que possível, às políticas sociais compensatórias".
Para ser justo, é fato que o Brasil avançou em matéria de direitos políticos, cívicos e civis. Mas não creio que haja alguém, a não ser um cínico, capaz de dizer que todos os direitos do parágrafo anterior foram "universalizados" ou que a inclusão social está sendo feita pelo trabalho, e não pelos "sopões", nome vulgar de políticas sociais compensatórias.
Nessas circunstâncias, é melhor deixar mesmo passar em branco os 50 anos do Terceiro Mundo, já que não conseguimos sair dele.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog