Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

BliG Ricardo Noblat O que pode atrapalhar a reeleição de Lula


Comentário da cientista política Lucia Hippolito na CBN:


"A pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostra que vai muito bem a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A aprovação de sua atuação pessoal é alta, e se a eleição presidencial fosse hoje, não ia ter para ninguém: Lula liquidaria a fatura no primeiro turno.
Mas a eleição não é hoje, e Lula tem alguns obstáculos importantes pela frente, se quiser chegar a outubro de 2006 nadando de braçada como está agora.
Toda gente concorda que a primeira dúvida é sobre a situação econômica. Se continuar como está hoje, ótimo. Se piorar, a economia pode criar dificuldades para a reeleição de Lula.
Mas se os programas sociais não apresentarem resultados concretos, a economia vai ser suficiente para reeleger o presidente? Esta é uma pergunta importante.
O segundo obstáculo é a percepção, que vai se consolidando na opinião pública, de que nunca na história deste país existiu um arrocho fiscal tão grande. É a maior carga de impostos da história brasileira, uma das maiores do mundo, e a contrapartida em serviços é ridícula.
A saúde pública é lamentável, a educação pública é ruim, as estradas estão literalmente despencando, falta saneamento básico. Mas as exportações vão bem, e a arrecadação de impostos bate no teto.
Mas no momento, o principal obstáculo à reeleição de Lula é político.
Uma eleição para presidente da República precisa de palanques nos principais estados. Como estão as coisas hoje, Lula não tem palanque importante no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, em São Paulo e no Rio de Janeiro. É complicado.
A briga de foice em que está metido o PT desde o primeiro dia do governo Lula só tem trazido prejuízos ao partido, ao governo e ao próprio sonho petista de reeleição.
Nos estados, os petistas têm feito o que podem para infernizar a vida uns dos outros. Sem contar o que fazem contra os aliados da base governista. É evidente que esta fatura vai ser cobrada na eleição.
As pesquisas de opinião têm mostrado sempre um Lula maior que seu governo e maior que o PT.
Está na hora de o presidente mostrar que isto é verdade. "

Nenhum comentário:

Arquivo do blog