Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

BliG Ricardo Noblat Ele foi longe demais por Lucia Hippolito

Comentário da cientista política Lucia Hippolito na CBN:
"É impressionante a fixação do presidente Lula e do PT no que diz e faz o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Qualquer declaração de Fernando Henrique deixa Lula e os petistas descontrolados. Não porque não seja verdade, mas porque sai da boca de Fernando Henrique.
Toda semana o presidente da República faz questão de dar uma estocada em seu antecessor. No início do governo era a tal “herança maldita”. Depois de dois anos, é sempre uma comparação estranha, uma ironia aqui, uma espetada ali.
Da mesma forma, o presidente do PT, José Genoíno, um excelente parlamentar na oposição, mas que está se demonstrando um presidente de partido de governo prá lá de trapalhão.
Anteontem, Fernando Henrique declarou que, ao estimular o troca-troca partidário para a eleição da nova Mesa da Câmara, o PT contribuiu para a destruição dos partidos.
Ora, isto vem acontecendo desde a eleição de Lula. Todo mundo ainda se lembra que o ministro José Dirceu, no processo de construir maioria para o governo Lula, estimulou o inchaço de bancadas aliadas no Congresso – preservando o PT, naturalmente.
Principalmente o PTB e o PL praticamente duplicaram suas bancadas. Mas outros partidos aliados, como o PPS e o PSB, também engordaram artificialmente.
Portanto, este troca-troca incentivado pelo PT para a eleição da Mesa é apenas a continuação do que vem sendo feito desde a eleição de 2002.
Genoíno descontrolou-se e passou a acusar o PSDB de apoiar uma candidatura avulsa, como se o PT não tivesse nada a ver com a candidatura de Virgílio Guimarães contra o candidato do governo, Luiz Eduardo Greenhalg.
Mas ontem o presidente Lula foi longe demais. Numa combinação explosiva de entusiasmo de palanque, improviso mal colocado e uma certa leviandade quanto às conseqüências de suas palavras, Lula declarou no Espírito Santo que impediu a apuração de um importante caso de corrupção ocorrido durante o governo Fernando Henrique.
E agora? É o próprio presidente da República quem declara que praticou obstrução da justiça. Isto é crime.
Pode ser crime de prevaricação, que pune o funcionário público que impede a apuração de atos suspeitos, por interesse próprio.
No caso do presidente da República, pode também ser crime de responsabilidade.
Vamos acompanhar para ver a reação da opinião pública a esta declaração, no mínimo impensada, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva."

Nenhum comentário:

Arquivo do blog