Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

BliG Ricardo Noblat Comentário da cientista política Lucia Hippolito na CBN:

Comentário da cientista política Lucia Hippolito na CBN:
"Pelo visto, já foi montada a estratégia do PT e do governo para tentar corrigir o desastre da semana passada, quando o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que foi informado de atos de corrupção ocorridos no governo Fernando Henrique, mas determinou que isto não fosse divulgado nem investigado.
Essa estratégia consiste em jogar a culpa no PSDB, colando no partido o rótulo de golpista. Os tucanos estariam aproveitando o episódio para antecipar as eleições de 2006.
O presidente do PT, José Genoíno, procura reduzir a gravidade das declarações de Lula, dizendo que não tem essa importância toda que a oposição está atribuindo.
É uma defesa ruim. Sobretudo, porque deixa muito mal o presidente Lula. É como se Genoíno estivesse dizendo que não é para se levar a sério o que diz o presidente da República.
Lula é apresentado como alguém que fala qualquer coisa, sobre qualquer assunto em qualquer lugar. Em resumo, um falastrão meio irresponsável. Ao qual ninguém deve dar crédito e que não responde por aquilo que diz.
Já uma parte do governo, tendo à frente o ministro José Dirceu, assumiu uma atitude mais ofensiva, chamando os tucanos para a briga. José Dirceu declarou que o feitiço pode se voltar contra o feiticeiro.
Ou seja, uma investigação sobre as privatizações do governo Fernando Henrique poderia revelar irregularidades.
Ou coisa pior.
A sugestão do ministro-chefe da Casa Civil é das mais oportunas e merece aplausos. Quem sabe não chegou a hora de se fazer uma investigação séria sobre todas as suspeitas de corrupção que rondam a vida brasileira como assombrações?
Seria uma CPI ampla, geral e irrestrita.
Isso não traria nenhuma ameaça à governabilidade, porque as instituições brasileiras já demonstraram que agüentam o tranco. Privatizações do governo Fernando Henrique, os mistérios do Banestado – nunca inteiramente esclarecidos – e o escândalo Waldomiro Diniz, figura de proa na Casa Civil da Presidência da República.
Nunca é demais lembrar que no episódio das privatizações caíram um ministro das Comunicações e um presidente do BNDES. No escândalo Waldomiro Diniz, que operava dentro do Palácio do Planalto, o único demitido foi o próprio Waldomiro – e assim mesmo porque pediu.
Uma coisa é certa: o presidente Lula precisa saber que quem não investiga não tem o direito de acusar. E quem acusa tem o dever de provar que está falando a verdade."

Nenhum comentário:

Arquivo do blog