Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, fevereiro 10, 2004

Diogo Mainardi Coliformes acrobatas

"Marta Suplicy ergueu uma fonte luminosa
num lago do Ibirapuera para comemorar o
aniversário de São Paulo.
O lago é um acúmulo
de lodo e esgoto. Nada mais paulistano do que
uma fonte que borrifa lodo e esgoto"

Bernini ergueu uma fonte em Roma para glorificar o papa Urbano VIII. Hittorff ergueu uma fonte na Praça da Concórdia para celebrar o poder de Paris. A prefeita Marta Suplicy ergueu uma fonte luminosa e multimídia num lago do Ibirapuera para comemorar o aniversário de São Paulo. O lago do Ibirapuera é um acúmulo de lodo e esgoto. Nada mais exemplarmente paulistano do que uma fonte que borrifa lodo e esgoto. O aspecto multimídia é garantido pelas acrobacias aquáticas dos coliformes fecais.

Entusiasmada com o sucesso da fonte no Ibirapuera, Marta Suplicy viu sua idéia ser estendida para outras áreas da cidade. Na última semana, São Paulo inteira foi transformada numa imensa fonte, com as enchentes provocadas pelo transbordamento do Tiquatira, do Pirajussara, do Tamanduateí, do Aricanduva. Corre esgoto por esses pitorescos rios. Daí a coloração multimídia do alagamento. A gigantesca fonte paulistana apresentou o admirável espetáculo de pessoas ilhadas no teto de veículos submersos, miseráveis que perderam todos os seus bens nas favelas ribeirinhas e congestionamentos com mais de 100 quilômetros de extensão. Bernini e Hittorff jamais poderiam imaginar algo tão grandioso.

Para provar que a gripe aviária não tinha atingido seu país, o primeiro-ministro da Tailândia apareceu na televisão comendo um frango no espeto. Dias depois, duas crianças morreram da doença. Marta Suplicy deveria ter feito o mesmo. Teria sido curioso vê-la imersa na Radial Leste, na tentativa de demonstrar que suas obras contra as enchentes obtiveram o resultado esperado. O problema é que Marta Suplicy não estava em São Paulo na semana passada. Estava em Londres, ensinando os ingleses a combater a Aids. A principal estratégia de combate à Aids da prefeitura de São Paulo é contratar os parentes do coordenador do programa contra a Aids para trabalhar na própria prefeitura. Quer programa melhor?

A distribuição de cargos a parentes e amigos foi a maior conquista dos governantes do PT. Eles prometem abrir 41.000 novas vagas neste ano. O governo federal pretende também acelerar a distribuição de esmolas nas grandes cidades. Ou seja, o contrário do que foi feito até agora. O ex-ministro José Graziano queria dar as esmolas aos nordestinos, para tentar diminuir a violência nas grandes cidades. Depois de um ano, ele foi demitido e Patrus Ananias tomou seu lugar no combate à fome. De acordo com o novo ministro, as esmolas devem ser distribuídas nas metrópoles, porque "é lá que está o desafio da violência". O Brasil nunca teve uma classe dirigente tão obtusa e despreparada. Em duas décadas de oposição, o PT nem ao menos conseguiu descobrir onde estão os famintos e onde estão os bandidos.

A barganha de cargos e esmolas, somada aos gastos escandalosos em propaganda e a uma política desavergonhada de aliança, garantirá a vitória dos petistas nas próximas eleições municipais, inclusive em São Paulo. Sempre foi assim no Brasil. Emprego em troca de voto. Fubá em troca de voto. Fonte multimídia em troca de voto.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog